De C.M.
Semana nº 931 de 5 a 11 de Junho de 2009
A empresa belga Voxtron, especializada em software para contact centers, abriu um escritório em Lisboa a partir do qual irá operar o mercado ibérico.
A escolha deveu-se ao facto de Portugal ser um mercado bastante evoluído em matéria de contact centers, sendo procurado por multinacionais, que aqui fixam os seus centros de atendimento globais.
Este sector económico é um dos que apresentam maior crescimento na economia portuguesa.
Ricardo Marques, director comercial da Voxtron Ibéria, destacou que «a evolução que se tem verificado na convergência de novas tecnologias obriga as empresas a unificarem cada vez mais as suas plataformas de comunicações».Este responsável chamou a atenção para o facto de esta nova tecnologia permitir «reduzir custos operacionais, criando postos de teletrabalho». Uma realidade ambicionada e emergente no futuro mercado de trabalho.
Na apresentação da empresa em Portugal foram divulgados alguns casos de sucesso.
Um deles foi o da BMW, onde Jorge Branco, director de sistemas de informação, salientou «a melhoria que o agenTel criou no controlo estatístico da performance comunicacional da empresa com os seus clientes».
No mercado europeu, a Voxtron destacou como exemplo de sucesso o Banco Santander Consumer, na Alemanha, que possui mais de 300 canais de comunicação simultânea com 600 utilizadores, para uma média de 600 mil chamadas mês com os seus clientes.
De referir que a multinacional belga iniciou actividade em 1994 com o primeiro sistema de gravação digital para o mercado financeiro, passando de imediato a fornecer plataformas de IVR (interactive voice response) e sistemas de voice mail inteligentes.
O director-geral da Voxtron, Jan Vidts, refere que a empresa começou por desenvolver a plataforma de IVR Telebutler que, «pela sua simplicidade e eficácia, foi um sucesso mundial». Depois lançou um servidor profissional de IVR, o Axxium, e mais recentemente um software de gestão de contact centers, o agenTel, que neste momento é o produto estrela, dada a simplicidade de uso. «Qualquer operador adapta-se a ele em menos de 20 minutos», garante a empresa.
Fonte: Semana Informática